Ela tentou suicídio aos 21 anos em meio a uma grave crise de depressão.

Ela é apaixonada pela escrita, mas o que faz o seu coração bater mais forte hoje é a poesia. É com ela que Mariane mantém um relacionamento cheio de paixão e aventura.

“Foi o que me transformou num ser melhor, me fez precursora na vida, proclamadora do que realmente é importante. Através dos meus textos, procuro transmitir um pouco do que aprendi com a vida; com as minhas quedas… E saber que posso salvar vidas através deles é o que me motiva a acordar todos os dias, mesmo com todas as consequências físicas que tenho que encarar diariamente, tais como dor crônica e o fato de que não poder beber água normalmente”, declara com coerência e sabedoria, próprias de uma mulher de inspiração.

Como todas nós, Mariane Helena aprendeu que é preciso identificar dentro de si mesma algo que lhe proporcione prazer, contentamento, algo que faz pulsar mais forte o coração:

“ESCREVER, é isso que me dá motivos para me levantar da cama todos os dias.  Passei a escrever após uma tentativa de suicídio, o que me ocasionou um longo período sem voz. Foi quando a palavra passou a falar! Comecei a escrever para me expressar, para desabafar, para sofrer, para esconder a dor, para suportar, para aflorar, para voar…”

Em 2012, essa linda jovem se deparou com o período de maior calamidade na sua história. Durante um período de depressão profunda, aos apenas 21 anos, tentou suicídio ao ingerir soda cáustica. Em consequência disso, ela perdeu diversos órgãos, sendo os principais o esôfago, o estômago, parte do intestino e um pulmão.

“Acharam que seria o meu fim! Após diversos prognósticos de morte e mais de 45 cirurgias corretoras, eu digo que não sobrevivi, mas sim renasci, para uma vida nova… de um jeito novo! Hoje, não me alimento pela boca, uso definitivamente uma sonda alimentar, tenho inúmeras limitações e ainda passo por algumas intercorrências”, afirma com força e olhar de superação, prerrogativas próprias de sua tão encantadora personalidade.

Em meio a acontecimentos tão cruciais e repletos de pesares, Deus a reergueu e a fez compreender em seu íntimo que episódios de dor podem ser tidos como molas propulsoras para grandes acontecimentos.

“Mas justamente por tudo isso é que tenho a profissão que tenho hoje, que posso dedicar mais do meu tempo para auxiliar outras vidas, para trabalho voluntário e foi por isso também que encontrei a minha vocação: a escrita (após grande período traqueostomizada)”, declara com firmeza de ânimo.

 Ela é mulher guerreira, que não desiste e aprendeu, por meio de sofrimentos tão grandes, que não se deve minimizar o potencial destrutivo da depressão. Ao identificar comportamentos diferentes numa mulher, a sociedade e, muitas vezes, a própria família julga como bobagem, como frescura de mulher. Entretanto, Mariane Helena é, graças a Deus, prova viva de que os sinais característicos desse mal não podem ser ignorados.

Ela renasceu, ela conseguiu. Deus a usa como uma das provas de Seu grande amor, de seu cuidado conosco em todo o tempo.

“Eu me vejo borboleta! Alguém que rastejava e que, após uma dolorosa crisálida, passou a ter asas. Certamente a DETERMINAÇÃO é algo muito forte em mim, tão forte que nem eu sabia que havia tanto. FORÇA e DEDICAÇÃO estão presentes em tudo o que eu faço e sou”, expressa de modo poético e apaixonante.

A luta não é vencida em apenas uma batalha. Mariane Helena ainda busca fortalecer seus pontos positivos e minimizar os negativos, tais como não se permitir cansar, às vezes, predicado comum em pessoas que se cobram demais. Mas ela busca equilíbrio o tempo todo e mostra o Deus da sua vida por meio do sorriso, algo que reflete sua fé e gratidão por esse Ser de maravilhas.

Por Erika de Souza Bueno
Blog Olhar de Mulher
https://olhardemulher.wordpress.com
E-mail: consultoria.erikabueno@gmail.com

1 comentário Adicione o seu

  1. Maravilhoso testemunho de Mariane, as vezes Deus permite passarmos por algo, pra valorizar e reconhecer tudo o que Ele nos dá.

    Curtir

Deixe um comentário

