A vida da mulher faz-tudo

Ela é cobrada o tempo todo. Tem que ser boa filha, mãe, esposa, bonita, magra, sadia, tem de ter tempo para namorar, dormir, cuidar da casa, pagar as contas, hidratar-se, além de ter de tomar cuidado com o sol, as rugas, as manchas, a barriga… Ufa, é coisa demais para qualquer um, mas o mundo todo acha que menos para a mulher faz-tudo. Ninguém tem paciência quando ela começa a pedir ajuda, pois é cômodo demais deixá-la mergulhada em tantos afazeres, enquanto se esconde debaixo de qualquer desculpinha infundada.
Só que essa mulher também precisa ser ouvida, ser cuidada, ter seus limites respeitados, mas, infelizmente, não é sempre que isso acontece. Ao se levantar da cama, sempre muito cedo, já se espera que tudo esteja em ordem, caso contrário sua produtividade pode começar a ser questionada. Aprendi com a vida a respeitar os meus limites a despeito de qualquer julgamento alheio. Para mim, é questão de sobrevivência, de sanidade mental. Hoje, eu me dou o direito de errar, de tirar um dia para andar lentamente, de acordar um pouquinho mais tarde. Aprendi que diminuir o ritmo também é coisa de mulher sábia, mas também aprendi que pouquíssimas pessoas vão compreender quando isso acontece. Claro, muito lógico pensarem assim. Todos, a vida toda, acostumados com a mulher faz-tudo por perto, dando conta dos mais minuciosos detalhes.
Querida, é muito claro para mim que você tem se visto descrita nessas linhas até aqui. Então, deixe-me continuar, quero muito ajudá-la. Entenda que todas as pessoas têm as mesmas 24 horas e não se oprima quando não conseguir suprir as expectativas dos outros. Linda! São as suas que precisam ser atendidas em segundo lugar (primeiramente, são as de Deus em sua vida). Saiba que é indispensável você se cuidar por inteira, mas principalmente do seu emocional. Você precisa estar bem para cuidar bem de tudo o que precisa. Entenda de uma vez por todas que você falhará com alguns compromissos e até com pessoas, mas vou me arriscar a aconselhá-la a assumir esse risco se for para dar uma folguinha para o seu corpo sempre que precisar. É um parente que se sente esquecido por você, é uma amiga que acha que você está fazendo pouco caso dela porque não tem tempo de vê-la semanalmente… Enfim, a mulher faz-tudo é cobrada de todas as formas imagináveis.
É preciso entender mais alguns pontos. Às vezes, as mesmas pessoas que cobram equilíbrio de você são as que tentarão desequilibrá-la, mas, calma lá, não surte, é assim mesmo. Também é assim mesmo você escutar críticas o tempo todo de muita gente que acha que você poderia (acredite) fazer mais. Em todo o tempo, contudo, mantenha o seu foco em Deus, é Ele que conhece a sua capacidade e a capacita para dar conta do que realmente é importante: sua vida com Ele refletida em todos os seus relacionamentos interpessoais.
Então, relaxe, descanse nesse Deus de maravilhas. Antes de finalizarmos, permita-me apenas enfatizar um ponto muito importante: a mulher faz-tudo também faz exceções para conseguir equilibrar todas as suas responsabilidades. Temos de ceder em alguns casos. É como o equilibrista de pratos. Para não caírem, precisamos fazer com que os pratos continuem girando, uns com maior rapidez e outros mais lentamente, mas sempre girando. Assim também são com os nossos afazeres. Para que tudo fique em ordem, temos de diminuir o ritmo de uns para priorizar outros e, assim, a vida segue com produtividade, leveza e sabedoria, esta última somente pode ser adquirida aos pés do nosso Senhor.

Por Erika de Souza Bueno
Blog Olhar de Mulher
https://olhardemulher.wordpress.com
E-mail: consultoria.erikabueno@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s