3 Dicas Infalíveis para a Mulher Resgatar sua Autoridade no Trabalho

Para começar, não confunda autoridade com autoritarismo. O primeiro tem a ver com tirania, mas o segundo é a autorização que alguém conferiu legalmente a você. Depois, aos poucos, coloque as coisas no lugar em sua vida e recicle seus conceitos. Infelizmente, muitas pessoas têm dificuldades de obedecerem a uma mulher no comando de algum trabalho, mas independentemente disso, você tem ferramentas essenciais à sua disposição para manter tudo em ordem e harmonia. Abaixo, listo 3 atitudes que podem ajudá-la a reconquistar o respeito de sua equipe de trabalho.

1. Ouça as pessoas de sua equipe
O senso comum diz que mulher fala muito e, por isso, precisamos nos atentar sempre para não sermos tidas como precipitadas. Querida, evite ao máximo interromper a fala de alguém. Espere que a argumentação do seu interlocutor esteja concluída e somente então faça as intervenções necessárias. Isso fará você ter legitimidade quando ele quiser interrompê-la, pois você o esperou falar e, agora, nada mais justo ele também esperá-la. Ah, não perca o hábito de dar oportunidades para as pessoas falarem com você, seja sempre acessível, pois isso a ajudará muito a ter uma boa noção de como está o clima em sua equipe.

2. Mantenha seu profissionalismo
Linda! Isso envolve muitos aspectos, mas os principais são seu vocabulário (nada de gírias e palavras de baixo calão), sua vestimenta (mesmo que a organização não exija roupas formais, separe algumas adequadas a um ambiente sério), não minta, não fale de sua vida pessoal com ninguém (pelo amor de Deus, nunca conte segredinhos), não se envolva em fofocas, seja exemplo de pontualidade e disponibilidade, não grite e, claro, chame a atenção em particular e elogie em público.

3. Transfira conhecimentos
Não tenha medo de ensinar o que sabe e, principalmente, de aprender com sua equipe. Sem essa de achar que alguém pode pegar a sua função se você o ensinar “o caminho das pedras”. Imagine! O tempo que seu aprendiz terá para chegar a posto em que você está agora é o mesmo tempo que você terá para conquistar outros muito superiores. Assim, quando ele disser que chegou aonde você está, explique que ele chegou aonde você estava, pois você usou o mesmo tempo dele para se aperfeiçoar, para manter-se em crescimento. Entenda que na aprendizagem não há divisão, e sim muita multiplicação abundante. Aproveite para delegar mais, demonstrar que você confia na competência e caráter da equipe. Dessa forma, você tem tudo para manter o foco da sua equipe em sua postura profissional vinculada à segurança da competência que você tem, e não em pormenores insignificativos.

Por Erika de Souza Bueno
Blog Olhar de Mulher
https://olhardemulher.wordpress.com
E-mail: consultoria.erikabueno@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s