Acontece na vida e na escola

Abandono. Acontece na escola quando não há o menor interesse em investir no que é necessário. Acontece também na vida quando se perde de si mesmo, quando se embaraça em tanto assunto, que fica impossível conseguir sucesso num só.

Indisciplina. Ocorre na escola quando professores não entendem bem a disciplina que tentam ensinar ou quando alunos não têm a menor ideia do que é o mínimo respeito ao próximo. Ocorre também na vida quando não se sabe para onde ir e, exatamente por isso, vive como uma folha seca solta por aí, que vai para onde o vento levar.

Desmotivação. Sucede na escola quando ninguém sabe mais o porquê de estar ali, não vendo razão mais plausível do que se conquistar um fajuto diploma de conclusão de Ensino Médio. Sucede também na vida quando se perde a vontade de levantar da cama para continuar lutando, quando as coisas passam a ser feitas de forma automática e, com isso, a energia vai dia a dia se esvaindo.

Esgotamento. Acontece demais na escola quando se constrói salas gigantescas para comportar/empilhar alunos que não param de chegar ou quando ninguém tem mais paciência para nada. Acontece demais na vida quando se perde a vitalidade e a força de viver, quando há uma visível desordem de pensamentos, levando a pessoa à ansiedade e depressão.

Injustiça. Ocorre demais na escola ao impor a meritocracia a indivíduos com realidades tão divergentes, tirando dos ombros do Estado a sua inegável responsabilidade em promover meios igualitários aos mais básicos direitos de cada cidadão. Ocorre demais na vida quando se parece colher o que não se plantou, o que se dá pelo fato de o erro de alguém ser evento coletivo e pelo fato de que a omissão é tão cruel quanto à prática do mal.

Intolerância. Sucede na escola quando se pune em demasia alguém por uma infelicidade ou um evento único, vendo-o para sempre sob o prisma do erro. Sucede demais na vida quando há ausência de perdão e abundância de julgamento, de desamor e de pouco caso em relação à dor do outro.

Superação. Sempre acontece na vida e na escola quando pessoas assumem a autoria pela própria história e passam a agir com sabedoria em todas as suas relações diárias.

Por Erika de Souza Bueno
Blog Olhar de Mulher
https://olhardemulher.wordpress.com
E-mail: consultoria.erikabueno@gmail.com

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s